HOME O ESCRITÓRIO NOTÌCIAS LOCALIZAÇÃO FALE CONOSCO
 

Governo venezuelano obriga lojas Zara no país a fecharem as portas por três dias

 
     
 

CARACAS — As autoridades do governo da Venezuela determinaram às lojas da espanhola Zara no país a fecharem as portas por três dias, como sanção por supostas cobrança excessiva de juros, remarcação de preços e propaganda enganosa praticadas pela rede. A marca de propriedade da Inditex funciona nos país como franquia por meio da companhia Phoenix World Trading. As informações são do site do jornal espanhol “El País”. A empresa não quis comentar a sanção, argumentando que na Venezuela “não há operações diretas de lojas da matriz”.

As supostas irregularidades dos nove comércios da Zara foram detectadas na última sexta-feira, entre elas “a alta arbitrária de preços”, segundo explicou o diretor nacional do Instituto para a Defesa das Pessoas ao Acesso aos Bens e Serviços, Trino Martínez. A companhia foi multada em cerca de € 65 mil e que feche as lojas por 72 horas.

Fiscais do governo estiveram nos comércios nesta segunda-feira para verificar se, no fim de semana, os preços foram corrigidos e, caso contrário, advertiu Martínez, “serão tratadas como reincidentes”. Isso implicará, detalhou, na repetição da multa e ordenamento de que as lojas suspendam as atividades, assim como a possibilidade de iniciar uma ação penal contra a marca.

O governo venezuelano advertiu que, desde o último dia 13, quando entrou em vigor a desvalorização de 32% da moeda venezuelana frente ao dólar, começou uma onda especulativa. O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, lançou na semana passada uma advertência aos “capitalistas”, de que o governo “está pronto para atuar com todas as forças contra a onda especulativa”.

A sanção é uma das medidas que habitualmente os órgãos fiscalizadores do governo de Caracas adotam quanto encontram algum tipo de irregularidade em estabelecimentos comerciais ou industriais no país.

A Phoenix World Trading comercializa a marca Zara na Venezuela desde o final de 2007, quando a Inditex lhe vendeu sua cadeia de lojas. A Phoenix tem 160 lojas no país, e vende marcas como Bershka, Mango, Adolfo Domínguez o Pronovias.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/governo-venezuelano-obriga-lojas-zara-no-pais-fecharem-as-portas-por-tres-dias-7670091#ixzz2M2snxJgr 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 
 


 

Orlando Melo Advogados

Rua Lima e Silva, 533 - Ipiranga
CEP 04215-020 / São Paulo
Contato

(11) 96653-6854
(11) 2215-9202
orlando@orlandomeloadvogados.com.br

Atendimento de Seg. a Sex. 09:00 ás 17:30
Redes Sociais



Copyright Orlando MeloAdvogados Todos os Direitos reservados Desenvolvido e Hospedado por MegaInter